
MOÇAMBIQUE
Costumes
A feitiçaria e o curandeirismo estão presentes nas tradições moçambicanas. Para feitiçaria não interessa a idade, qualquer um pode praticar. Naturalmente, os feiticeiros praticam seu trabalho nas noites pelo fato de ser algo ilícito embora real e não apoiado.
Quanto ao curandeirismo, pode ser passado de geração em geração, assim diferentemente do feitiço, os curandeiros curam, resolvem problemas de saúde, dão sorte, tiram maus espíritos postos pelos feiticeiros, leem o futuro das pessoas e usam plantas medicinais.
Danças
Mapiko – Tem um significado religioso e cerimonial ligado ao ritual de iniciação masculina. Na dança são utilizadas máscaras. A coreografia é bastante rítmica e cadenciada transmitida pelo dançarino que se apresenta vestido com trajes convincentes cobertos de objetos sonoros. É acompanhado por vários percussionistas, criadores dos seus próprios tambores.
Tufo – É dançada apenas por mulheres rigorosamente selecionadas e com trajes muito coloridos e enfeitados. Com cordões, anéis, pulseiras de ouro e rosto coberto por mussiro entoam cânticos melodiosos de uma linha musical árabe, em que as letras retratam as suas vidas cotidianas e as belezas do seu habitat. Esta dança é acompanhada por vários percussionistas que tocam tambores circulares e esguios de vários tamanhos.
